Vou abrir uma empresa! Preciso de um contador?

Uma das características mais marcantes de empreendedores de sucesso como Luiza Trajano, Luiz Seabra e Abílio Diniz é o fato de saberem delegar.

Não importa o momento: ao abrir uma empresa, durante sua operação, ao expandi-la ou mesmo encerrá-la, saber compartilhar tarefas com maestria pode ser o ponto de ruptura entre a continuidade e o fim do seu negócio.

Entender que temos limites e saber reconhecer as complexidades por trás de questões que em um primeiro momento parecem simples também ajudará você a evitar muitos prejuízos. Um exemplo disso está na área contábil. Pensar que sua empresa poderá driblar questões fiscais, administrativas e financeiras sozinha pode deixá-la em situações não tão boas ou mesmo perder muitas oportunidades.

Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir se é mais adequado ter um contador interno ou terceirizar o serviço e entender melhor a relação entre o profissional e sua empresa. Ao final, também trouxemos algumas dicas para você contratar um bom contador. Acompanhe!

Devo ter um contador na minha empresa?

A legislação brasileira não obriga a empresa a contratar os serviços de contabilidade, ao menos diretamente. Você poderá deixar de lado o trabalho de um contador e abraçar suas atividades caso:

– Conheça os trâmites burocráticos existentes nos vários órgãos públicos necessários para se abrir uma empresa;

– Entenda qual o melhor regime de tributação, tendo em vista o tamanho, ramo de atividade e tipo jurídico da sua empresa

– Consiga produzir e analisar relatórios econômicos e financeiros gerenciais ou exigidos por agentes fiscalizadores;

– Tenha uma visão holística da sua empresa, incluindo aspectos relacionados a maneiras de dar mais fluidez aos processos internos.

Se você acha complexo se encarregar de todas essas atividades, além de preocupar-se com decisões estratégicas e gerenciais, fica ainda mais difícil, não? Sobrecarregar-se não é uma opção inteligente, pois aumenta a possibilidade de tomar decisões erradas. Então, mesmo não sendo legalmente obrigatório, contar com a ajuda de um contador — especialmente ao abrir uma empresa — é o mais correto a se fazer.

Terceirizar ou não os serviços de contabilidade: eis a questão

Quando se percebe a importância desse profissional na gestão de um negócio, independentemente do tamanho, a próxima pergunta que a maioria dos empreendedores de primeira viagem têm é: terceirizar o serviço ou contratar um contador?

Ter um desses profissionais trabalhando exclusivamente para o seu negócio é uma dádiva. Dependendo da especialidade e experiência, você ganhará em agilidade dos processos, correção de gargalos, melhor relação com órgãos públicos, passivos tributários enxutos e aumento de lucros.

Por outro lado, nem toda empresa tem necessidade de investir em manter um contador trabalhando com exclusividade. Para estas, a melhor opção é investir em um serviço terceirizado, que além de todas essas vantagens, sua contratação poderá sair mais barata e, por ser uma relação contratual, evitará a possibilidade de futuros passivos trabalhistas.

Outra grande vantagem em terceirizar o serviço contábil é que esse tipo de empresa trabalha com diferentes negócios. Isso aumenta seu know-how e facilita a resolução de questões que envolvam o seu empreendimento. Então, ao abrir uma empresa tenha definido qual a melhor opção.

Entendendo melhor a relação entre contadores e empresas

Se você pretende abrir uma empresa, esse é o melhor momento para contar com a ajuda de um contador, pois terá a oportunidade de começar com agilidade e com a orientação da maneira certa de como conduzir o seu negócio.

O contador auxiliará em uma gestão com mais qualidade, a escolher qual o regime tributário ideal para o seu negócio e com menor carga tributária (sem desrespeitar aspectos legais) e a honrar obrigações exigidas por órgãos governamentais.

Devido a sua importância social, a contabilidade é uma profissão cada vez mais relevante, possuindo responsabilidade civil. Isso significa que ela pode ser penalizada ao elaborar relatórios que possam provocar prejuízos aos seus clientes por conta de erros técnicos — ou mesmo penalmente, caso falsifique ou altere livros mercantis, emita declaração falsa ou omita lançamentos ao fazer a escrituração contábil.

Às empresas, cabe agirem com integridade, não deixando de apresentar documentos necessários ao trabalho do contador, não agindo de maneira fraudulenta ou criminosa, seguindo as orientações prescritas pelo contador e honrando com seus compromissos financeiros junto ao profissional.

5 coisas que você precisa saber antes de contratar os serviços de um contador ao abrir uma empresa

Se antes esse profissional era chamado de “guarda-livros”, devido a uma de suas principais atribuições, hoje a dinâmica social exige desse profissional conhecimentos diferentes e flexibilidade para lidar com mudanças (sim, elas acontecem muito na área contábil).

Antes de escolher um contador confiável, é necessário pesquisar alguns pontos, os quais devem incluir os seguintes aspectos:

– Avalie o quanto o contador procura se atualizar, de preferência sobre questões relativas ao segmento do seu negócio.

– Verifique se a comunicação dele é clara e direta, assim como se é possível acessá-lo com facilidade. Isso será comum no cotidiano do seu negócio, pois dúvidas podem surgir a todo momento.

– Investigue os locais por onde passou, quais atividades já desempenhou ao longo da sua carreira, quais os segmentos com os quais costuma trabalhar e o tempo de atuação na área.

– Analise se o valor cobrado está adequado à realidade do seu negócio e aos serviços que estão sendo prestados. Desconfie de valores muito baixos. Lembre-se de que o barato pode sair caro.

– Certifique-se de que ele esteja vinculado ao órgão de classe. Isso pode ser feito usando as ferramentas de busca dos sites dos conselhos estaduais de contabilidade.

Ainda que seja uma opção, dispor dos serviços de um profissional contábil tornou-se essencial. Mesmo que não exista uma obrigação legal, as demandas cotidianas que envolvem as rotinas do seu negócio o tornam um profissional necessário ao sucesso de qualquer estabelecimento.

A Plannea Contabilidade tem a solução certa na medida no seu negócio, principalmente se você está iniciando agora suas atividades e deseja abrir uma empresa cujos processos contábeis já iniciem transparentes e organizados. Entre agora mesmo em contato conosco e saiba como abrir uma empresa de forma simples, fácil e rápida!

LEIA TAMBÉM: 5 motivos para contratar uma empresa de contabilidade

Compartilhe:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *