Você sabe o que o balanço e o balancete significam para empresas?

O QUE É O BALANÇO?

O balanço, também conhecido como Balanço Patrimonial, é um demonstrativo obrigatório que apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa. Com o balanço patrimonial é possível avaliar o desempenho da empresa ao longo do ano, identificando se houve lucro ou prejuízo. O seu objetivo é manter os donos e os sócios informados.  O balanço patrimonial é composto por três elementos:

  • Balanço Patrimonial Ativo: São recursos da empresa representadas por bens e direitos, como estoques e ações.
  • Balanço Patrimonial Passivo: São obrigações financeiras da empresa como, contas a pagar e juros.
  • Patrimônio Líquido: É o que a empresa possui como caixa, diferenciando do ativo e do passivo.

 O QUE É O BALANCETE?

O balancete, conhecido como Balancete de Verificação, ao contrário do balanço patrimonial, não é obrigatório, mas é muito importante, pois previne possíveis erros de crédito e débito na contabilidade do negócio. Além de fazer a revisão de correção de erros comuns de escrituração como saldos em desacordo com os documentos, omissão de lançamentos, inversão de contas e duplicidade de lançamentos.

Os valores desses saldos são muitos voláteis, ou seja, podem ser modificados e alterados a qualquer momento. Seu objetivo é verificar as movimentações totais das contas tanto anteriores como posteriores. Ele é um documento de uso interno, utilizado para fins gerenciais.

 balancete

Minha empresa precisa entregar balanços e balancetes?

Como dissemos anteriormente, o balancete não é obrigatório, mas o balanço patrimonial é. Sua entrega é anual. Apenas quem possui um MEI não possui essa obrigatoriedade.

Você também pode realizar essas entregas de forma digital, por meio do SPED Contábil.

Para isso, é necessário possuir um Certificado Digital, que você pode obter através dos Correios, Serasa Experian, Certisign ou outras empresas semelhantes.

A vantagem de entregar o balanço pela internet é que esse processo se torna bem mais simples e prático, sem que haja necessidade de se deslocar, levar documentos ou outras situações semelhantes.

No entanto, muitos empreendedores preferem fazer da forma tradicional por medo de adotar um novo modelo e encontrar algum tipo de dificuldade, tanto para aprender a usar as ferramentas necessárias para a entrega dos balanços quanto para que a entrega seja feita da forma correta.

Como muitos empresários não tem familiaridade com as ferramentas utilizadas e seus processos para realizar essas entregas de forma digital, recomendamos que você procure um escritório de contabilidade para não ter que se preocupar com essas questões.

Além disso, apenas um contador capacitado e registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode emitir um Balanço Patrimonial.

 LEIA TAMBÉM: Quer saber como obter capital de giro? Confira 5 dicas de como conseguir

 

Compartilhe:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *