Quando aumentar os preços de venda (e como)

Você deve sempre estar testando novos preços, novas ofertas, e novas combinações de benefícios e prêmios para ajudá-lo a vender mais de seu produto a um preço melhor. Teste novas ofertas a cada mês. Aumente o preço e ofereça um novo e único bônus ou serviço especial para o cliente. Mas, como você vai saber se deu certo? Simples, esteja sempre medindo o aumento ou a diminuição do volume do produto que você vende e o total de lucro bruto que você gerar em cada mês com cada campanha.

É natural e faz parte do negócio você ter que aumentar o preço de venda dos seus produtos ao longo do tempo. Se você nunca aumentar seus preços, você não permanecer no negócio por muito tempo. Você tem que monitorar constantemente o seu preço e seu custo para garantir sua competitividade no mercado e lucrar aquilo que você realmente merece.

preço de venda

A melhor maneira que você tem para determinar se o preço de venda de um produto foi fixado corretamente é verificar o volume de vendas imediatamente após alterar o mesmo. Se o aumento for muito alto, os clientes irão reagir rapidamente parando de comprar e até mesmo reclamando do aumento. Você poderá também sempre ficar de olho na sua concorrência, se a sua mudança for positiva, seus concorrentes provavelmente irão lhe seguir.

Todavia, existe um jeito correto e um jeito errado de aumentar os preços. Você não quer se indispor com a sua base atual de clientes aumentando de mais os preços, especialmente durante uma crise. Ao invés de aumentar subitamente o valor do produto, planeje um aumento estratégico ao longo de um tempo razoável. Dependendo do que você vende, aumente os preços ao longo do ano, ou até mesmo faça um plano de médio prazo, aumente os preços num período de dois a cinco anos. O que você deve evitar é um aumento abrupto no preço de venda dos seus produtos, se você estiver no vermelho, ainda assim não suba os preços todos de uma vez só e no máximo do valor que você quer chegar, isso pode assustar os seus clientes e afastá-los, o que irá lhe deixar em uma situação ainda pior.

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Monitore o seu preço de venda

Algo que é chave para manter o seu preço de venda correto é estar sempre monitorando os mesmos e a rentabilidade que isto está lhe trazendo. Não é suficiente olhar para a rentabilidade global da sua empresa mês a mês, você precisa ficar de olho na rentabilidade (ou na falta dela) de cada produto que você vende.

Aqui estão algumas outras práticas para ajudá-lo a definir o preço de venda correto:

  • Ouça seus clientes. Tente fazer isso regularmente, obtendo o feedback dos clientes sobre o seu preço. Deixe-os saber que você se importa com o que eles pensam!
  • Fique de olho em seus concorrentes. Se você não tem bolsos tão fundos e não pode se dar ao luxo de contratar uma equipe de pesquisa de mercado, contrate alguns estudantes universitários para saírem na rua regularmente e monitorar o que seus concorrentes estão fazendo;
  • Tenha um plano de ação para precificação. Tente ter um plano para definição do seu preço de venda, é bom que este plano tenha pelo menos 6 meses de duração.

Faça uma boa gestão do preço de venda dos seus produtos e lembre-se que definir os preços dos produtos pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do seu negócio!

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