O que você precisa saber sobre Folha de Pagamento

Calcular a folha de pagamento realmente não é algo simples. Geralmente exige uma pessoa exclusivamente dedicada para isto ou é preciso contar com a ajuda externa de um contador ou de um profissional de Departamento Pessoal. Porém, mesmo que efetivamente você não coloque a mão na massa, é preciso entender como esse processo funciona para garantir que a empresa mantenha a saúde financeira e prospere.

O que é a folha de pagamento?

   A folha de pagamento é um documento para o pagamento de salário que informa as atividades trabalhistas de cada funcionário, além de demonstrar o salário bruto e os descontos recebidos mensalmente. Elaborar a folha e entregar os recibos (holerites) são atividades obrigatórias nas empresas.

Como é elaborada a folha de pagamento?

Para ser elaborada, a folha de pagamento deve apresentar as seguintes informações:  valor do salário de contratação do funcionário, faltas, atrasos, afastamentos, descontos de encargos socias, forma de pagamento e data para o pagamento de salário.

Como organizar a folha de pagamento?

  • Passo 1: Monte planilhas no Excel e separe por mês de pagamento;
  • Passo 2: “Alimente” sua planilha com informações dos colaboradores, como os dados pessoais, por exemplo.
  • Passo 3: Separe o salário do bruto do líquido. A empresa deve saber o que deve pagar de impostos e o que deve ser pago aos funcionários.

O que são os proventos na folha de pagamento?

É a parte do salário em que estão incluídos os outros valores que o funcionário tem direito a receber, como horas extras, adicional noturno, comissão e insalubridade.

Quais os descontos da folha de pagamento?

   Os principais descontos são: o INSS, FGTS, Imposto de Renda, Contribuição Sindical, Adiantamento Salarial, Vale Transporte, Vale Refeição, Atrasos e Faltas.

Ficou alguma dúvida sobre folha de pagamento? Manda pra gente que nosso time de Departamento Pessoal terá o maior prazer em esclarecer!

LEIA TAMBÉM: Conheça os perigos do e-Social

 

Compartilhe:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *