Entenda o que é o planejamento tributário e porque ele é importante

O QUE É O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

O planejamento tributário é um meio contábil e fiscal que permite que a empresa reduza a carga tributária de forma legal. Esse planejamento é muito importe para as empresas pois, permite que elas se organizem e encontrem uma forma de economizar no pagamento de tributos e reduzir a sua carga de gastos.

O principal setor  responsável por colocar em prática o planejamento tributário de uma empresa é o setor de Contabilidade. Além disso, ele é responsável por de todas as operações internas como, controle de impostos, pagamento de funcionários e tudo que envolva valores dentro da empresa.

Há duas categorias de planejamento tributário:

planejamento tributarioOperacional

O planejamento tributário operacional é o que deve ser inserido como ferramenta básica de administração da empresa. Envolve o acompanhamento rotineiro e execução de atividades referentes ao pagamento de impostos e análise constante da situação fiscal da empresa. Essas operações envolvem balanços periódicos para levantamento de valores gastos com os compromissos tributários. O ideal é que o planejamento operacional esteja alinhado entre a equipe contábil da empresa e seus donos e gestores.

Estratégico

Antes de efetivar o operacional, é preciso traçar o planejamento tributário estratégico. Como o próprio nome indica, o planejamento estratégico é aquele que mostra as melhores formas de cumprir os deveres fiscais. Isso inclui encontrar o regime tributário ideal para cada tipo de empresa — aquele que mais se enquadra com as características do negócio. As estratégias também ajudam na hora de conseguir incentivos e abatimentos tributários.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

  • Ele controla o fluxo de caixa, o pagamento de impostos pode ser realizado de diversas formas após o recebimento de uma venda.
  •  Pode reduzir pagamentos desnecessários, muitas empresas acabam pagando o que não precisam.
  •  Pode reduzir gastos, a empresa pode reduzir sem interferir na qualidade do produto ou do serviço prestado.
  •  Participação nos gastos da empresa, podendo reduzir o valor para uma melhor competitividade e para uma boa lucratividade

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