Dicas para diversificar o mix de produtos da sua loja

Diversificar o mix de produtos é uma das táticas que muitos empreendedores usam para melhorar as vendas e alavancar os negócios. Além disso, oferecer uma gama maior de itens para o seu cliente ajuda a fortalecer sua marca e a se destacar nesse mercado tão competitivo.

Mas, antes de comprar uma maior variedade de produtos para confecção, é melhor levar alguns fatores em consideração. Aumentar a variedade é uma decisão importante para a sua empresa e diversos pontos merecem destaque. Saiba quais são eles.

  1. Faça uma pesquisa entre os clientes

Se o seu objetivo final é obter mais vendas, precisa saber o que o seu cliente deseja comprar. De nada adianta encher a loja de novos produtos, cores, modelos e tecidos se não é daquilo que o seu consumidor precisa. Também é necessário pensar no preço deles. 

Uma dica para evitar que o cliente vá para a concorrência é oferecer peças customizadas. Por exemplo, uma cliente compra um sutiã, mas, para que ela possa usar com uma determinada roupa, que tal oferecer alças de cores diversas? Assim, ela pode modificá-las quando achar melhor.

  1. Analise a equipe

A sua equipe precisará lidar com novos tipos de produtos, mas será que ela está preparada para isso? Antes de gastar dinheiro comprando mais, que tal preparar os seus funcionários para que eles saibam como vender as novas peças?

mix de produto

Oferecer treinamento constante e qualificado ajuda a melhorar as vendas e oferece um serviço de maior qualidade para o cliente.

  1. Encontre bons fornecedores

Um bom fornecedor é aquele no qual você pode confiar e também que consegue te oferecer um bom negócio. Ele não pensa apenas no lucro próprio, mas também na satisfação do cliente.

Encontrar um único fornecedor que possa te oferecer tudo o que precisa é como achar um pote de ouro no fim do arco-íris. Você terá menos trabalho e mais praticidade.

  1. Invista em comunicação

Pense que você precisará comunicar a todos os seus clientes — e também os que ainda não são — que a sua loja agora conta com determinados produtos que antes não existiam. Ter novas peças em estoque e não informar isso aos consumidores é como dar um tiro no próprio pé.

A mercadoria acaba ficando encalhada e você precisará pagar por ela de qualquer maneira. Então, pense no dinheiro que terá que investir em marketing e em publicidade.

  1. Foque na qualidade

Hoje em dia, as pessoas estão mais abertas a pagar por um produto de qualidade desde que o preço valha a pena. Essa parte também tem a ver com os fornecedores. Os bons costumam oferecer produtos que farão a qualidade das suas peças se destacar em meio à concorrência.

  1. Avalie as despesas

Para não acabar com grande parte da mercadoria no estoque, por muito tempo, uma dica é encontrar o equilíbrio. Veja o que tem mais saída e o que não tem tanta assim, fique atento ao que o cliente pede.

Além disso, outra dica é focar em produtos que consigam oferecer para a loja maior lucro e menor custo. Esses são os itens que farão a diferença no seu rendimento.

Ficar de olho nas tendências é outro fator que ajuda a diversificar o mix de produtos da melhor forma.

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