Como otimizar os processos de departamento pessoal na minha empresa?

  1. ESTABELEÇA METAS;

Traçar metas é muito importante para qualquer tipo de setor. No entanto, é preciso investir em propósitos plausíveis, para que sejam realizados em curto, médio ou longo prazo. É importante não colocar metas muito difíceis de serem alcançadas, pois, pode acabar desmotivando o funcionário e não podendo conseguir alcançar o objetivo desejado. Portanto, é bom começar colocar os prazos em dia e trabalhar com cronogramas para organizar as tarefas, para que assim alcançar resultados positivos.

  1. AUTOMOTIZE PROCESSOS;

Ferramentas sociais são muito úteis, além de comunicação elas podem oferecer uma agilidade nos processos do departamento pessoal. Softwares como o ‘’Fortes”, por exemplo, reúne todos os dados dos colaboradores em uma única plataforma, podendo facilitar na organização e nas buscas de informações. Além disso, tendo um controle automatizado pode-se eliminar pilhas de papeis, economizando no tempo e no dinheiro que seria gasto nas impressões desses documentos.

  1. DELEGUE FUNÇÕES;

Uma pratica altamente recomendada ao setor de departamento pessoal é a delegação de tarefas. Cada funcionário saberá quais serão as suas atividades de acordo com o seu perfil, evitando os atrasos sobrecarregados. Portanto, os colaboradores poderiam ajudar o gestor a ter mais tempo para trabalhar no planejamento das atividades e na melhoria dos seus processos.

  1. ATENÇÃO AS DATAS;

No setor de departamento pessoal muitos processos exigem prazos e datas determinadas para execução, que vão da contratação a demissão de um colaborador. Em caso de atraso com o cumprimento de alguma tarefa a empresa pode ser multada gerando um custo extra desnecessário. Para evitar esse problema é importante que o DP fique atento aos registros de demissão e admissão com as datas corretas para o aviso de férias, pagamento e taxas.

  1. COMUNICAÇÃO COM OS OUTROS SETORES.

        O departamento pessoal  está sempre em contato com os demais setores de uma empresa, por essa razão, é importante criar um método de comunicação que possa facilitar o atendimento de demandas e a organização de dados sobre os funcionários.

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